domingo, 7 de outubro de 2007

Crianças e Internet - Conselhos

Capítulo II - Tecnolgia


Neste capítulo, há essencialmente a preocupação que todos nós temos quanto à utilização das tecnologias no nosso futuro, se serão benéficas ou não para a vida profissional, para as relações interpessoais, para a aprendizagem das crianças...eu penso que sim. O mundo de hoje está de tal forma dominado pelas tecnologias que sem elas, muitas das tarefas que temos que realizar não seriam possíveis, como enviar mails, apresentar trabalhos em power point, entre outros.

Assim, Papert, evidencia a visão dos ciberutópicos que revelam que sim, que as tecnologias estão a contribuir para um mundo melhor e a outra visão, dos cibercríticos que reduzem a aprendizagem ao aspecto mais importante do mundo. Contudo, da utilização das tecnologias virão mudanças que muitos de nós já conhecemos, as alterações nas relações humanas, entre pais e filhos, professores e alunos, por aí. De uma coisa temos a certeza, que o computador tem trazido várias vantagens na aprendizagem das crianças " uma das maiores contribuições do computador é a oportunidade para as crianças experimentarem a excitação de se empenharem em perseguir os conhecimentos que realmente desejam obter".

Desta forma, dá como exemplo de aprendizagem auxiliada pelo computador, três experiências diferentes. Uma sobre a pesquisa em sites sobre uma dúvida que os alunos tinham e, que entretanto, depois de procurarem conseguiram conciliar os conhecimentos e fazer com que essa dúvida ficasse totalmente esclarecida. A outra, foi a elaboração de um software por alunos do 4º ano de escolaridade, que foi desenvolvida em grupo como forma de adquirirem conhecimento sobre o interior de alguns animais e que, como tal, foi concluída com sucesso. Por fim, a última, foi de uma aluna que tinha bastantes dificuldades na aprendizagem da gramática e que, graças a alguns programas, conseguiu superar todas essas dificuldades e começou a encarar a gramática de uma forma agradável, contribuindo para a melhoria das notas. O computador, teve assim, uma função muito importante pois conseguir que todos eles aprofundassem o seu conhecimento.

Outro aspecto que achei interessante neste capítulo foi a relação Literacia- Fluência. Para trabalharmos no computador é necessário termos um certo conhecimento em termos de programas e de como funciona mas é ainda mais importante termos prática pois sem ela não conseguimos atingir os nossos objectivos. Desta forma, a Literacia e Fluência são a combinação perfeita para uma boa aprendizagem e passagem de obstáculos quanto à informática.

A Família em Rede - Intodução e Cap I




Seymour Papert foi um grande estudioso no campo da Matemática e informática e que, sempre se interessou pelos temas da educação e o seu potencial em conjunto com as tecnologias.
Desta forma, começou a escrever vários livros alusivos à utilização do computador e Internet como forma de proporcionar uma melhor aprendizagem às crianças e, consequentemente, aos pais. A linguagem LOGO foi bastante abordada por Papert e que " iria revolucionar o currículo escolar e o processo de aprendizagem".
Esta linguagem tem como base a comunicação principalmente, entre a criança e o computador com vertentes pedagógicas importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.
Ora, este livro, tem uma componente informativa muito boa para todos nós compreendermos melhor como o uso das tecnologias são benéficas para as crianças e como tal, para a aprendizagem.



CAP.I Gerações

Este capítulo remete, sobretudo, para as discrepâncias que cada vez existe mais entre as crianças e os pais, avós...quanto à capacidade de utilização das tecnologias.

Papert, trabalhou com crianças e suas famílias, de várias classes sociais e, concluiu que, a tendência era a mesma. Crianças com poucos anos já tinham uma facilidade no manuseamento de novas tecnologias que os próprios pais ficavam com um sentimento de inferioridade enorme em relação aos filhos.

Ora, isto significa que as gerações recentes possuem um domínio tão grande das tecnologias que se assiste a uma independência das crianças aos pais, ou seja, a uma aprendizagem autodirigida veiculado pelo uso de computadores, Internet, entre outras ferramentas. Papert, dá como exemplo, o seu neto de 3 anos que consegue colocar um vídeo no leitor, rebobiná-lo e começar a ver, utilizando o comando do vídeo.

Neste capítulo, é abordado o tema do Hipertexto que surge em todo o mundo cibernáutico e que tem como significado Palavra-Chave. Quando encontramos alguma palavra em hipertexto e se clicarmos, aparece tudo o que diz respeito à mesma.

Esta ferramenta é muito importante para a aprendizagem pois o conhecimento fica mais rico e consiste numa forma mais dinâmica de aprender.

Quanto ao restante capítulo, aborda questões de como utilizar da melhor forma o computador e a Internet no âmbito familiar, de conciliar os conhecimentos dos filhos com os dos pais, para assim, diminuir o fosso entre as relações familiares que, hoje em dia, é um facto bastante frequente.

Desta forma, o uso das novas tecnologias, na generalidade, é muito útil nas crianças, pois " a familiarização com a Internet pode abrir imensas oportunidades novas para as crianças assumirem responsabilidades" e, ajudarem os pais por exemplo, na pesquisa de automóveis, viagens, tal como refere o capítulo, de uma forma mais rápida e eficaz.