terça-feira, 6 de março de 2007

2º post

Hello again!!

Desta vez, vou falar um pouco do trabalho que temos que elaborar a propósito da concepção de uma espécie de software educativo.

Estre trabalho, parece-me muito interessante pois nunca fiz nada do género e acho que me vou divertir muito a fazê-lo e, ao mesmo tempo, aprender mais alguma coisinha acerca das multiplas funções das tecnologias em educação. Por outro lado, este trabalho tem o objectivo de ensinar a alguém, ou seja, nós vamos ter que o conceber a pensar irá servir de ferramenta para uma criança aprender algo sobre um determinado tema, que para já, eu e o meu grupo ainda n decidimos muito bem.

Agora, voltando aos assuntos que deixei pendentes devido à dificuldade em entrar no blog, irei relatar aquilo que me chamou mais a atenção na semana passada nas aulas de tecnolgia. Um assunto que considerei foi o facto de termos que fazer uma auto-apresentação mas de uma forma especial, com a utilização do photoshop, um programa muito útil pois tem um carácter dinâmico, que nos dá a possibilidade de fazermos uma pequena historia através de imagens, legendas e com música, o que é muito divertido. Por isso, apesar de ainda me sentir um pouco confusa quanto à forma de realização da minha auto-apresentação, acho que vai ser bastante interessante.

No que diz respeito à parte teórica da disciplina em si, assimilei que o conceito de tecnologias educativas se desdobra em três vertentes, entre as quais, a Tecnologia Educativa, a Tecnologia da Educação e as Tecnologias em Educaçã0 , tendo estas particularidades diferentes que as distinguem. Por detrás destes conceitos, vêm sempre as bases teóricas da Psicologia ( da educação e da aprendizagem), pois sem estas não seria possível fazer grandes descobertas no âmbito das tecnologias em educação.

As tecnologias nesta área, tal como nas outras, também sofreram mudanças ao longo do tempo, principalmente a partir de 1923 e que se prolongam até aos nossos dias. Estas começaram pela fase do Audiovisual ( levar para a escola o som e a imagem), considerado o período de formação e, mais à frente, já no período Pós-Guerra, grandes personalidades da psicologia tiveram muita inflência nesta área, como é o exemplo de Skinner com o Ensino Programado ( Behaviorismo e a importância do reforço).

Desta forma, com todos estes avanços tencológicos deste meados de 1900, a educação foi igualmente evoluindo em grande parte sob a influência das tecnolgias que servem em muito esta área...

apresentação da disciplina!

Olá a todos! Finalmente consegui fazer login do meu blog, tava difícil.... =P

Posso afirmar que tive algumas dificuldades para fazer login mas com alguma ajuda dos colegas consegui entrar :D

Em primeiro, gostaria de dizer que fiquei com uma boa impressão do contexto da disciplina, achei até, bastante interessante para uma futura profissão.
Na aula de apresentação, adquiri novos conhecimentos ao nível das tecnologias em educação,visto que elas, hoje em dia, são um instrumento primordial para axuliar tanto o professor a dar as suas aulas como para os alunos, sendo uma forma mais dinâmica de reforçar as aprendizagens. Por outro lado, as tecnologias são igualmente benéficas para as crianças começarem a desenvolver o seu raciocinio desde pequenas, ajudando-as na sua aprendizagem mesmo fora da instituição escolar.
Desta forma, para o seu desenvolvimento, contribuiram muitos investigadores na área da educação, de entre os quais se destaca, O sul-africano Seymour Papert. Este, nasceu em 1928, na África do Sul onde viveu durante a infância e juventude. Papert, é considerado o grande "mestre" da utilização dos computadores em educação, realizando trabalhos e pesquisas com Piaget, na Universidade de Genebra, através da utilização da matemática, para compreender como as crianças aprendem e pensam.
Para Papert, a criança deveria ser um computador em sala de aula.
Entre 1967 e 1968, desenvolveu uma linguagem de programação voltada para a educação, o LOGO. Este surgiu com base nas teorias desenvolvidas por Piaget e nas teorias computacionais ( Inteligência Artificial), encarada como uma ciência de cognição e que teve como objectivo principal, fazer com que as crianças pensam acerca delas próprias.
Assim, a partir das grandes descobertas feitas por vários investigadores, principalmente, Seymour Papert, as escolas começaram a usar os computadores mas apenas como auxilio para os professores e alunos.
Deste modo, posso concluir que o mundo das tecnologias é muito vasto e que possui uma importância de tal forma grande, neste casao, para a educação, pois veio revolucionar todo o sistema de ensino-aprendizagem de modo positivo.