terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Tecnologias na escola...




Será que todo esta euforia, também passada em Portugal em relação à "Escola do Futuro" e ao uso das novas tecnologias para a educação, valeu a pena? Acima de tudo, os professores têm igualmente que evoluir profissionalmente e inovarem nos métodos educativos para que situações como estas, apesar de fictícias, não acontecerem!

Capítulo 6 - Projectos



Este capítulo é marcado fortemente pelo termo "Fluência tecnológica". Esta fluência, tal como o nome indica, é a forma como cada pessoa adquire conhecimentos, neste caso, ao nível das tecnologias. Há pessoas que aprendem mais rápido a manobrar todos os softwares do que outras, o mesmo acontece nas crianças.
No âmbito do livro " A ´família em rede", esta fluência tecnológica baseia-se na criação de projectos educativos em programas no PC.
Sendo assim, um dos objectivos principais para se começar a criar estes projectos é pesquisar ideias, métodos e modelos que sirvam como inspiração paras as actividades desenvolvidas, quer num projecto profissional, quer no próprio seio familiar.
Um dos instrumentos mais utilizado para a criação desses mesmos projectos, é o MicroWorlds que é um software educativo e que, tal como Papert menciona ´"...é uma versão ampliada da linguagem de programação Logo". Assim, com este programa, era possível elaborar projectos educativos, através da pesquisa de um determinado tema num browser.
Deste modo, Papert deu o exemplo de um projecto criado sobre as tartarugas. Neste caso, pesquisou-se tudo o que se considerou interessante para o trabalho e assim foi feito. Ao fim de um tempo, depois de já conseguirem englobar os conteúdos passaram para a parte das animações, através de imagens, sons...todo esse tipo de interactividades.
Com este programa, a criança aprende muito mais, pois vai descobrindo todas as potencialidades do MicroWorlds, manipulando-as e, aumentando assim, os seus conhecimentos. É claro que isto depende muito do ambiente familiar em redor, se a criança tem um ambiente que lhe estimula para o conhecimento, vai ter mais facilidade neste tipo de projectos, ou seja, há que ter em conta a cultura das crianças.
O mesmo acontece com o facto do programa ser em inglês, isso também vai estimular o seu conhecimento na disciplina.
Para terminar, considerei interessante uma frase no capítulo que passo a citar " À medida que vamos aprendendo, vamos obtendo resultados cada vez melhores e, com o crescimento da necessidade de saber coisas mais complexas, vamos aprendendo a identificar aquilo que temos que aprender"
Na minha, opinião aqui está uma frase correcto em todos os sentidos. É através da nossa curiosidade e do nosso empenho que vamos conseguir ser cada vez melhores e, cada vez mais realizados.