segunda-feira, 12 de março de 2007

Os Bites e Bytes e afins....

Como já todos nós sabemos, o mundo da informática é feito em torno de dígitos de 0 e 1. Estes são os responsáveis pela transformação dos símbolos do teclado em letras e números para o ecrã, pela transmissão por meio de fios de cobre, da internet e dos canais de tv por cabo e por aí....tudo se resumo a um conjunto gigantesco de 01010101, conhecido pelo sistema digítial de contagem binária.
Assim, um conjunto de 8 bits constitui um byte, 1024 um kbyte, continuando desta forma e é graças à existência dos modems que é possível transformar o sistema analógico em 01.
E é por este meio tao vasto que as tecnologias têm evoluindo tão depressa, principalmente a partir do ano 2000, onde se verificou o auge da importância da internet e o seu benefício para todos os fins, a expansão do uso dos computadores, igualmente, chegando ao ano de 2005 com uma tecnologia tão avançada que ja nos é permitido obter uma aprendizagem autónoma e infomal.


ATÉ BREVE! =)*

Ensino Programda e a Instrução Programada - Skinner

Skinner, considerado o pai do ensino programado , realizou muitas experiências no âmbito da psiclogia para observar o comportamento dos indivíduos. Foi o autor do condicionamente operante sendo este regido pela Lei do Efeito, em que todo o comportamento é influênciado pelos efeitos, ou seja, os resultados.
O condicionamento operante é composto por um estímulo seguidode um comportamento que dará um resultado e que, resultará num dado comportamento. Este pode ser reforçado por um reforço positivo que fortalecerá o comportamento devido à acção do estímulo, ou negativo, quando o comportamento é, por exemplo, repreendido.
Desta forma, faz-se algumas questões em relação a que tipo de comportamento se quer estabelecer, os resultados, quais os elementos de reforço que estão disponíveis e de que maneira os reforços podem ser programados eficazmente... E estao são algumas das interrogações que Skinner tenta resolver através do método da Instrução Programada e do Ensino Programado que contempla a máquina de ensinar.
Assim, a Instrução Programada leva o aluno a estudar sem a intervenção directa do professor, tendo como características as seguintes : a matéria é apresentada em pequenas partes e o estudo é individual e auxiliado pelo professor. Posto isto, a I.P leva o aluno ao conhecimento e à aprendizagem.



INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A I.A é uma ciência informática, que permite descobrir métodos ou dispositivos informáticos que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou até, de ser inteligente.
Começou logo após a 2ª Guerra Mundial e os seus principais protagonistas foram, Marvin Minsky, Herbet Simon, entre outros. Inicialmente, tentava apenas reproduzir capacidades humanas como a criatividade, o auto-aperfeiçoamento e o uso da linguagem, no entanto, é bastante difícil de se definir, mantendo-se como um conceito com multiplas interpretações.
Deste modo, a Inteligência artificial e o Ensinno Programado estão interligados pois constituem vários caminhos para aprender algo ( de acordo com os behavioristas).

domingo, 11 de março de 2007

fazer a estrutura do texto " Cícero"

Após termos aprendido como se fazem as estruras, tivemos que ler o texto do Cícero que tem como base os divertimentos em Roma de uma turista, e fazer o seu percurso em esquema. Todos os pontos mencionados no texto foram considerados, como os períodos, as personagens, os textos, as visitas guiadas a Roma, entre outros, que depois, transcrevemos em forma de esquema.
Confesso que senti dificuldades na sua elaboração, tanto que ainda n terminei, devido ao facto de o texto ser um pouco confuso e com muita informação que, para colocarmos num esquema, se torna um pouco dificil mas acredito que conseguirei ultrapassar esta dificuldade. Por isso, quanto terminar o esquema, colocarei aqui no blog para verem como ficou ;-)

estruturas para o trabalho

Boa noite! E lá venho eu, tal como os meus colegas, por este meio relatar mais umas coisinhas interessantes refiridas na nossa aula de tecnologias e, mais concretamente, sobre os vários esquemas que podemos utilizar para organizarmos o trabalho de modo a que ele seja o mais estruturado possível.
Assim, o modo mais vulgar para organizar este tipo de software é em hierarquia, ou seja, é feita através de menus. Por exemplo, no ínicio de qualquer aplicação multimedia, encontramos sempre uma coluna de menus que nos permitem seleccionar o tema que desejamos. Outra é a navegação por meio de palavras-chave, mais conhecida por estrutura em rede, em que as palavras são ligadas pela seua semântica, criando vários nóz.
Uma estrutura também muito utilizada por vários programas é a linear, que permite ao utlizador avançar e recuar através das setas ( --> / <--) para onde ele quiser, semelhante ao acto de folhear um livro. Por fim, falámos na estrutura em matriz que permite um acesso mais rápido aos itens.
Desta forma, já temos mais aulgumas informações para organizarmos o nosso trabalho e, assim, fazê-lo de uma forma mais coerente.