domingo, 18 de novembro de 2007

Universidade Sénior virtual em Portugal


Para saber mais: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1310486

Aqui está mais outro exemplo de como o país, felizmente, aposta cada vez mais na cultura dos "nossos séniores".
Este projecto visa, sobretudo, inculcar nas pessoas com mais idade, conhecimentos relativos ao inglês, às tecnologias, uso da Internet...
Considero muito importante estas iniciativas pois promovem nestas pessoas, novas formas de encarar a vida contemporânea e, possibilitam também, o acesso ao mundo virtual que, tem crescido muito nestes últimos anos graças à sua utilidade.

Exemplo de como os idosos cada vez utilizam mais a Internet




Reportagem da forma como os idosos utilizam a Internet. Esta faixa etária, está cada vez a crescer mais quanto à utilização das tecnologias.
Utilizam para pesquisa, falar com amigos virtuais e muitas mais coisas....

Capítulo V - A Família







Este capítulo tem como ponto central, o contributo da família para a aprendizagem tecnológica dos filhos e, posteriormente, da própria aprendizagem dos pais.



Assim, a família assume um papel de "professor" das suas crianças na utilização do computador para promover as potencialidades que este fornece. Esta interacção no campo das tecnologias entre pais-filhos é muito boa pois é uma forma de melhorar a coesão social, visto que, os pais ensinam e aprendem ao mesmo tempo com as descobertas que os filhos vão fazendo ao longo do contacto com o computador, Internet e softwares convenientes.

Por outro lado, há um campo também interessante neste capítulo que é relativo à cultura das famílias. Como é normal, cada família tem uma cultura diferente e, é normal que, umas dêem mais valor ao uso por parte dos filhos do computador do que outros. Isto pode ter causas diversas, pelo poder económico talvez, pela razão de algumas famílias valorizarem mais outro tipo de interesses como o desporto, a música, a pintura...embora todos estes factores poderem ser conciliados com as tecnologias, hoje em dia.

A isto é chamado de Cultura familiar de aprendizagem, onde as tradições, as crenças e os valores estão bastante presentes. Assim, diferentes estilos de aprendizagem correspondem a cada tipo de família, umas dão mais importância ao estilo escolar ( regido por um currículo, com matérias específicas, conteúdos específicos), outras apreciam mais o estilo tradicional (cada indivíduo aprende de acordo com a cultura da sua família, passando de geração em geração, havendo uma maior liberdade de aprendizagem).

Deste modo, acho este capítulo interessante pois tem muitos exemplos de aprendizagens desde os mais novos (8 anos) até às pessoas mais idosas, no caso da mãe do Papert(80 anos) que consegui aprender a manusear o computador e a descobrir muitas das coisas oferecidas pelo mundo das tecnologias.

Assim, a idade não importa para a utilização das tecnologias, o que importa é a vontade de aprender e, consequentemente, praticar o que se quer, seja criança, adulto ou idoso.

Hoje em dia, no nosso país por exemplo, temos o caso das Universidades Seniores que contribuem para a cultura das pessoas mais velhas, nomeadamente, no uso dos computadores e da Internet, bem como na prática de desportos radicais, etc...

19/11/07 --> Apresentação do power point sobre o Wiki e as suas componentes à turma


Amanha, vamos então apresentar de uma forma geral, o que é um wiki, quais as suas potencialidades para o ensino-aprendizagem, como criar, quais os programas aconselhados...

Espero que o que fizemos esteja de acordo com os objectivos propostos pela professora e que, acima de tudo, consigamos elaborar o nosso projecto com sucesso. E isso que queremos =)