segunda-feira, 12 de março de 2007

Ensino Programda e a Instrução Programada - Skinner

Skinner, considerado o pai do ensino programado , realizou muitas experiências no âmbito da psiclogia para observar o comportamento dos indivíduos. Foi o autor do condicionamente operante sendo este regido pela Lei do Efeito, em que todo o comportamento é influênciado pelos efeitos, ou seja, os resultados.
O condicionamento operante é composto por um estímulo seguidode um comportamento que dará um resultado e que, resultará num dado comportamento. Este pode ser reforçado por um reforço positivo que fortalecerá o comportamento devido à acção do estímulo, ou negativo, quando o comportamento é, por exemplo, repreendido.
Desta forma, faz-se algumas questões em relação a que tipo de comportamento se quer estabelecer, os resultados, quais os elementos de reforço que estão disponíveis e de que maneira os reforços podem ser programados eficazmente... E estao são algumas das interrogações que Skinner tenta resolver através do método da Instrução Programada e do Ensino Programado que contempla a máquina de ensinar.
Assim, a Instrução Programada leva o aluno a estudar sem a intervenção directa do professor, tendo como características as seguintes : a matéria é apresentada em pequenas partes e o estudo é individual e auxiliado pelo professor. Posto isto, a I.P leva o aluno ao conhecimento e à aprendizagem.



INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A I.A é uma ciência informática, que permite descobrir métodos ou dispositivos informáticos que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou até, de ser inteligente.
Começou logo após a 2ª Guerra Mundial e os seus principais protagonistas foram, Marvin Minsky, Herbet Simon, entre outros. Inicialmente, tentava apenas reproduzir capacidades humanas como a criatividade, o auto-aperfeiçoamento e o uso da linguagem, no entanto, é bastante difícil de se definir, mantendo-se como um conceito com multiplas interpretações.
Deste modo, a Inteligência artificial e o Ensinno Programado estão interligados pois constituem vários caminhos para aprender algo ( de acordo com os behavioristas).

Sem comentários: