Seymour Papert foi um grande estudioso no campo da Matemática e informática e que, sempre se interessou pelos temas da educação e o seu potencial em conjunto com as tecnologias.
Desta forma, começou a escrever vários livros alusivos à utilização do computador e Internet como forma de proporcionar uma melhor aprendizagem às crianças e, consequentemente, aos pais. A linguagem LOGO foi bastante abordada por Papert e que " iria revolucionar o currículo escolar e o processo de aprendizagem".
Esta linguagem tem como base a comunicação principalmente, entre a criança e o computador com vertentes pedagógicas importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.
Ora, este livro, tem uma componente informativa muito boa para todos nós compreendermos melhor como o uso das tecnologias são benéficas para as crianças e como tal, para a aprendizagem.
CAP.I Gerações
Este capítulo remete, sobretudo, para as discrepâncias que cada vez existe mais entre as crianças e os pais, avós...quanto à capacidade de utilização das tecnologias.
Papert, trabalhou com crianças e suas famílias, de várias classes sociais e, concluiu que, a tendência era a mesma. Crianças com poucos anos já tinham uma facilidade no manuseamento de novas tecnologias que os próprios pais ficavam com um sentimento de inferioridade enorme em relação aos filhos.
Ora, isto significa que as gerações recentes possuem um domínio tão grande das tecnologias que se assiste a uma independência das crianças aos pais, ou seja, a uma aprendizagem autodirigida veiculado pelo uso de computadores, Internet, entre outras ferramentas. Papert, dá como exemplo, o seu neto de 3 anos que consegue colocar um vídeo no leitor, rebobiná-lo e começar a ver, utilizando o comando do vídeo.
Neste capítulo, é abordado o tema do Hipertexto que surge em todo o mundo cibernáutico e que tem como significado Palavra-Chave. Quando encontramos alguma palavra em hipertexto e se clicarmos, aparece tudo o que diz respeito à mesma.
Esta ferramenta é muito importante para a aprendizagem pois o conhecimento fica mais rico e consiste numa forma mais dinâmica de aprender.
Quanto ao restante capítulo, aborda questões de como utilizar da melhor forma o computador e a Internet no âmbito familiar, de conciliar os conhecimentos dos filhos com os dos pais, para assim, diminuir o fosso entre as relações familiares que, hoje em dia, é um facto bastante frequente.
Desta forma, o uso das novas tecnologias, na generalidade, é muito útil nas crianças, pois " a familiarização com a Internet pode abrir imensas oportunidades novas para as crianças assumirem responsabilidades" e, ajudarem os pais por exemplo, na pesquisa de automóveis, viagens, tal como refere o capítulo, de uma forma mais rápida e eficaz.
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