Neste capítulo, há essencialmente a preocupação que todos nós temos quanto à utilização das tecnologias no nosso futuro, se serão benéficas ou não para a vida profissional, para as relações interpessoais, para a aprendizagem das crianças...eu penso que sim. O mundo de hoje está de tal forma dominado pelas tecnologias que sem elas, muitas das tarefas que temos que realizar não seriam possíveis, como enviar mails, apresentar trabalhos em power point, entre outros.
Assim, Papert, evidencia a visão dos ciberutópicos que revelam que sim, que as tecnologias estão a contribuir para um mundo melhor e a outra visão, dos cibercríticos que reduzem a aprendizagem ao aspecto mais importante do mundo. Contudo, da utilização das tecnologias virão mudanças que muitos de nós já conhecemos, as alterações nas relações humanas, entre pais e filhos, professores e alunos, por aí. De uma coisa temos a certeza, que o computador tem trazido várias vantagens na aprendizagem das crianças " uma das maiores contribuições do computador é a oportunidade para as crianças experimentarem a excitação de se empenharem em perseguir os conhecimentos que realmente desejam obter".
Desta forma, dá como exemplo de aprendizagem auxiliada pelo computador, três experiências diferentes. Uma sobre a pesquisa em sites sobre uma dúvida que os alunos tinham e, que entretanto, depois de procurarem conseguiram conciliar os conhecimentos e fazer com que essa dúvida ficasse totalmente esclarecida. A outra, foi a elaboração de um software por alunos do 4º ano de escolaridade, que foi desenvolvida em grupo como forma de adquirirem conhecimento sobre o interior de alguns animais e que, como tal, foi concluída com sucesso. Por fim, a última, foi de uma aluna que tinha bastantes dificuldades na aprendizagem da gramática e que, graças a alguns programas, conseguiu superar todas essas dificuldades e começou a encarar a gramática de uma forma agradável, contribuindo para a melhoria das notas. O computador, teve assim, uma função muito importante pois conseguir que todos eles aprofundassem o seu conhecimento.
Outro aspecto que achei interessante neste capítulo foi a relação Literacia- Fluência. Para trabalharmos no computador é necessário termos um certo conhecimento em termos de programas e de como funciona mas é ainda mais importante termos prática pois sem ela não conseguimos atingir os nossos objectivos. Desta forma, a Literacia e Fluência são a combinação perfeita para uma boa aprendizagem e passagem de obstáculos quanto à informática.
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