Esta é uma Notícia relativa à absolção pelo Tribunal De Grande Instância da França, sobre um processo aberto por três internautas pela enciclopédia incluir artigos onde se denunciava as suas preferências sexuais, exigindo uma indemnização de 68 mil euros....
Para saber mais: http://dn.sapo.pt/2007/11/05/media/wikipedia_absolvida_crime_difamacao.html
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
domingo, 4 de novembro de 2007
Aulas de Tecnologias II

Fazendo um balanço da disciplina até agora,posso dizer que tem contribuído um pouco para adquirir conhecimentos de temas que não fazia ideia serem tão importantes para a educação.
No caso do trabalho de grupo (Wiki), tem sido interessante pois é um tipo de software social com grande utilidade para o aprofundamento do conhecimento e para uma melhor aprendizagem. A Wikipédia, é um bom exemplo da importância do wiki para a aprendizagem dos alunos. Nesta enciclopédia on-line, todas as pessoas que quiserem participar, adicionam os seus documentos e ficam imediatamente on-line.
Assim, é um tipo de ferramenta com prestígio pois todos nós utilizamos este tipo de softwares on-line para fazermos pesquisa de qualquer matéria.
Desta forma, tem sido este o nosso objectivo este semestre, pesquisar informação sobre softwares sociais, o seu contributo para a aprendizagem, quais as suas potencialidades, etc. De seguida, iremos passar da teoria à prática, isto é, depois de já termos a informação necessária no relatório, vamos então criar o nossa ferramenta.
Vídeo alusivo à aprendizagem colaborativa
A aprendizagem colaborativa, é assim uma das características veiculada pelo uso de sotwares sociais (wikis, blogues, podcasts...) pois permite que muitos membros troquem informação e aprendam por meio daquilo que vão escrevendo e lendo uns dos outros.
Capítulo 4 - Valores

Um dos aspectos mais importantes para uma boa aprendizagem das crianças são os valores inculcados e, posteriormente, desenvolvidos pelos pais.
Deste modo, são eles que regem a forma como a criança desenvolve a sua capacidade de aquisição de conhecimentos. Por exemplo, valores como a honestidade, o respeito e a própria valorização da criança, constituem factores importantes para a sua aprendizagem e também para a construção como pessoa.
Em relação ao respeito, este dá oportunidade à criança para descobrir o que está correcto por si própria, ou seja, tanto os pais, como os educadores têm que deixar a criança pensar sobre o assunto e dizer o que acha e, só depois, corrigir de uma forma clara.
Neste capítulo, há um sub-tema interessante que é a solução construcionista, isto quer dizer que, a aprendizagem se faz de uma maneira adaptada à capacidade da criança. Assim, tal como é referido no livro " a aprendizagem é orientada pela acção..." e a resposta dada à criança surge da "acção e orientação provenientes da própria realidade".
Posto isto, há que valorizar os valores da criança e não criticá-las e dizer que são "parvas" ou "burras" pois isso vai diminuir a capacidade e a sua auto-confiança. O melhor mesmo é encorajá-las e reforçar as suas respostas.
terça-feira, 16 de outubro de 2007
E-learning em Lisboa 15 e 16 de Outubro

A propósito das Tecnologias, ontem e hoje realizou-se no Centro de Congressos de Lisboa, uma sessão sobre o E-learning e a sua importância para o mundo de hoje, principalmente, para a comunicação à distância.
Como tal, o assunto das Tecnologias para a partilha de conhecimento e aprendizagem foi, em grande parte, abordada neste Congresso.
Dada a crescente evolução da Banda Larga, as tecnologias potenciam, cada vez mais, a interacção em ambiente e-learning e a sua ligação com a aprendizagem e interacção, auxiliado pelo Web 2.0.
Assim, toda esta infra-estrutura do e-learning é reflectida numa grande evolução informática dos nossos tempos.
Para saber mais :
http://www.elearninglisboa.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/E-learning
Como tal, o assunto das Tecnologias para a partilha de conhecimento e aprendizagem foi, em grande parte, abordada neste Congresso.
Dada a crescente evolução da Banda Larga, as tecnologias potenciam, cada vez mais, a interacção em ambiente e-learning e a sua ligação com a aprendizagem e interacção, auxiliado pelo Web 2.0.
Assim, toda esta infra-estrutura do e-learning é reflectida numa grande evolução informática dos nossos tempos.
Para saber mais :
http://www.elearninglisboa.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/E-learning
A Famíla em Rede - Cap III
Aprendizagem
Este capítulo incide,sobretudo, na aprendizagem e nos modos como ela é abordada através das tecnologias.
Este capítulo incide,sobretudo, na aprendizagem e nos modos como ela é abordada através das tecnologias.
De entre os várias aspectos a considerar neste capítulo, a aprendizagem por via de sotwares é muito referida, principalmente no que toca ao conteúdo e, ao mesmo tempo, há interacção. Fazem-se, então, muitas críticas ao conteúdo de aplicações multimédia pelo facto de abrangerem temas ( a matemática, por exemplo), de forma muito superficial e de ter o sistema de Pergunta-Resposta, não estimulando a capacidade do aluno. Por outro lado, estes programas rendem muito às empresas pois são os que mais vendem e, portanto, por ser de baixo custo.
Assim, pode-se dizer que o que mais incentiva as empresas destes softwares é o preço ser baixo, incluindo muitas animações e desenhos nos produtos e não tanto o aspecto da aprendizagem para o aluno, o que não estimula a sua capacidade de aquisição de conhecimentos.
Outro tema que achei importante e que já foi referido em Psicologia da Educação I, foi o Construtivismo de Piaget e a teoria da conservação do número. Esta teoria assenta, de uma forma geral, na criança ao ver uma série de números, pensar que a quantidade é igual quando esta fá foi alterada. Mais uma vez, o aparecimento do computador veio revolucionar esta maneira de pensar e confrontar os dois tipos de aprendizagem: escolar e de estilo tradicional.
Desta forma, o Construtivismo defende que a aprendizagem é mais eficaz quando é autodirigida e, por isso, põe em causa os modos de aprendizagem tradicional. Na minha opinião, para haver evolução ao nível do conhecimento e sua apreensão, a aprendizagem autodirigida é o melhor método pois o aluno vai aprendendo por si próprio, trabalha de acordo com o seu interesse e, assim, haverá mais sucesso. Tal como refere Papert no livro " o aprendiz tem de construir conhecimentos sempre novos em qualquer situação".
No final do capítulo, há um sub-tema que também achei interessante, fala dos dois tipos de conhecimento: Micromundo e Hipermundo.
Segundo consta, entende-se por micromundo aquilo que conhecemos melhor e que temos maior à vontade, ou seja, é mais concreto e temos como exemplo a programação e a linguagem LOGO. Por outro lado, o hipermundo, tal como o nome remete, é direccionado para assuntos mais amplos e vastos, como é o caso da Internet.
Este hipermundo é muito importante para o conhecimento e aprendizagem pois desenvolve a tal capacidade de autodirecção, onde a pessoa pode pesquisar de acordo com a sua vontade e aprende de forma dinâmica. Por isso " navegar na Internet apresenta o potencial necessário para produzir benefícios..."
O micromundo, mais direccionado para a programação LOGO, bastante utilizada com as crianças, também tem uma importância muito grande. Esta é uma linguagem que fornece instruções aos computadores.
Assim, as crianças aprendem muito melhor e com o prazer de estar a manipular o computador, ao mesmo tempo que aprendem.
Deste modo, a aprendizagem via softwares, tem pontos fracos e fortes mas prevalece, sobretudo, os fortes para a componente educativa.
domingo, 7 de outubro de 2007
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