domingo, 4 de novembro de 2007

Capítulo 4 - Valores


Um dos aspectos mais importantes para uma boa aprendizagem das crianças são os valores inculcados e, posteriormente, desenvolvidos pelos pais.

Deste modo, são eles que regem a forma como a criança desenvolve a sua capacidade de aquisição de conhecimentos. Por exemplo, valores como a honestidade, o respeito e a própria valorização da criança, constituem factores importantes para a sua aprendizagem e também para a construção como pessoa.

Em relação ao respeito, este dá oportunidade à criança para descobrir o que está correcto por si própria, ou seja, tanto os pais, como os educadores têm que deixar a criança pensar sobre o assunto e dizer o que acha e, só depois, corrigir de uma forma clara.

Neste capítulo, há um sub-tema interessante que é a solução construcionista, isto quer dizer que, a aprendizagem se faz de uma maneira adaptada à capacidade da criança. Assim, tal como é referido no livro " a aprendizagem é orientada pela acção..." e a resposta dada à criança surge da "acção e orientação provenientes da própria realidade".

Posto isto, há que valorizar os valores da criança e não criticá-las e dizer que são "parvas" ou "burras" pois isso vai diminuir a capacidade e a sua auto-confiança. O melhor mesmo é encorajá-las e reforçar as suas respostas.


1 comentário:

Joana disse...

Boa reflexão sobre o livro, Ana!
Articulação entre as diversas ideias do Papert neste capítulo, com sistematização pertinente a partir da citação.
No entanto, falta a sua perspectiva pessoal, ou seja, expandir a reflexão sobre as ideias do Papert (síntese) para outras questões, levando as suas ideias em relação com os seus conhecimentos, com outras áreas, com acontecimentos, etc...

Bom trabalho!
Joana Viana