Um dos aspectos mais importantes para uma boa aprendizagem das crianças são os valores inculcados e, posteriormente, desenvolvidos pelos pais.
Deste modo, são eles que regem a forma como a criança desenvolve a sua capacidade de aquisição de conhecimentos. Por exemplo, valores como a honestidade, o respeito e a própria valorização da criança, constituem factores importantes para a sua aprendizagem e também para a construção como pessoa.
Em relação ao respeito, este dá oportunidade à criança para descobrir o que está correcto por si própria, ou seja, tanto os pais, como os educadores têm que deixar a criança pensar sobre o assunto e dizer o que acha e, só depois, corrigir de uma forma clara.
Neste capítulo, há um sub-tema interessante que é a solução construcionista, isto quer dizer que, a aprendizagem se faz de uma maneira adaptada à capacidade da criança. Assim, tal como é referido no livro " a aprendizagem é orientada pela acção..." e a resposta dada à criança surge da "acção e orientação provenientes da própria realidade".
Posto isto, há que valorizar os valores da criança e não criticá-las e dizer que são "parvas" ou "burras" pois isso vai diminuir a capacidade e a sua auto-confiança. O melhor mesmo é encorajá-las e reforçar as suas respostas.
1 comentário:
Boa reflexão sobre o livro, Ana!
Articulação entre as diversas ideias do Papert neste capítulo, com sistematização pertinente a partir da citação.
No entanto, falta a sua perspectiva pessoal, ou seja, expandir a reflexão sobre as ideias do Papert (síntese) para outras questões, levando as suas ideias em relação com os seus conhecimentos, com outras áreas, com acontecimentos, etc...
Bom trabalho!
Joana Viana
Enviar um comentário